O modelo de negócios simplificado da Coca Cola

Meu refrigerante favorito é Coca-Cola. Quando bebo refrigerante, geralmente ele tem uma lata vermelha… (não bebo a versão diet). Vamos considerar um negócio altamente bem-sucedido que serve tanto líquido com sabor quanto sem sabor para consumo humano: The Coca Cola Company. Estabelecida em 1886, ela fornece 1,5 bilhões de porções de seus produtos por dia, com mais de 2.800 produtos diferentes. Em um cenário extremamente competitivo, ela conseguiu manter a demanda do seu produto mais amadurecido, "Coca-Cola", introduzindo, ao mesmo tempo, novas bebidas constantemente no mercado, como "Full Throttle". É impressionante como o setor de bebidas conseguiu convencer os consumidores a gastar mais dinheiro na compra de água engarrafada, que se tornou uma indústria imensa. 

A bebida "Coca-Cola" está há muito tempo no mercado e, mesmo assim, os consumidores ainda não cansaram do seu sabor. Na verdade, a The Coca Cola Company tentou, em 1985, alterar o sabor e teve uma reação negativa dos consumidores. Todas as empresas desejam reter seus clientes atuais, bem como conquistar novos clientes. Em outras palavras, crescer. Ainda que a "Coca-Cola" seja uma vaca-leiteira, ou seja, uma máquina de fazer dinheiro, no mundo todo (seu sabor é realmente diferente na China), a Coca Cola Company faz um extraordinário trabalho ao introduzir novos produtos, tendo em vista o crescimento. Praticamente todas as empresas de qualquer longevidade operam para sustentar seus produtos principais, ao mesmo tempo em que introduzem novos produtos para manter e aumentar sua receita. 

Da mesma forma que bancos de investimentos fazem as mais variadas apostas em diferentes tipos de negócios. Um investimento de capital de risco apresenta muito mais risco e retorno do que um banco de investimentos, cujos serviços de assessoramento orientam uma empresa estabelecida a desinvestir, adquirir, fazer fusões etc. Uma parte-chave da estratégia de qualquer empresa é conseguir adaptar a combinação de produtos estabelecidos com novos produtos. Se você optar por um em detrimento do outro, estará abrindo caminho para a concorrência. Um plano que possa absorver condições e mudanças imprevistas e esteja disposto a não entregar os pontos constitui um imenso atrativo para os investidores. 

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