Comunidade, cosmos e caviar

Na semana passada, estive com amigos da comunidade no maior país do mundo. Um país que possui a maior reserva florestal do mundo e cujos lagos contêm 25% da água doce descongelada do globo. Pensou que era a China?… Não é, estive na Federação Russa. Visitei duas renomadas universidades: Universidade Estadual de Moscou, a maior da Rússia, e a Universidade Estadual de São S6301854Petersburgo, a mais antiga do país e fundada por Pedro, o Grande. É extremamente gratificante ver a tecnologia de alguém sendo adotada e aplicada com fins de treinamento educacional e pesquisa acadêmica. Ainda que a inovação comercial da tecnologia faça parte de todas as empresas de alta tecnologia, apenas um grupo seleto opta pela tecnologia de código-fonte aberto.

Tive a honra de participar da inauguração de um cluster HPC na Universidade Estadual de São Petersburgo. Esse sistema fará parte do esforço destinado a construir um mundo sem barreiras. Apenas o trabalho comum dos cientistas do mundo inteiro unidos para solucionar os mistérios do universo. Os físicos da Universidade Estadual de São Petersburgo já participam do Grande Colisor de Hádrons no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN). Como engenheiro, fico impressionado com a maneira como os cientistas adotam e usam a tecnologia para analisar as montanhas de dados gerados por seus experimentos, experimentos estes que tentam solucionar a origem de tudo a partir do big bang. Depois de sofrer dois anos com a física durante a graduação, como fazem todos os engenheiros, prefiro deixar os mistérios do universo para os físicos. No entanto, sou um observador bastante interessado…

S6301947Igualmente importantes são todos os desenvolvedores que criam, utilizam e compartilham a tecnologia com os físicos, bem como com as corporações que precisam dela para executar seus negócios. São Petersburgo sediou um evento de mashup durante o Tech Days 2009 para a comunidade, que compareceu em peso para falar sobre software de código-fonte aberto. Jeet Kaul fez a palestra de abertura do primeiro dia e falou sobre tecnologia, compartilhamento, inovação e o valor que a comunidade agrega a si mesma. Jeet também lançou o desafio da codificação JavaFX para a comunidade. Desenvolvedores… se estiverem interessados, envolvam-se e cliquem aqui.

S6302000Minha palestra no segundo dia se concentrou no elo entre a adoção de tecnologia e a inovação comercial na comunidade de código-fonte aberto. Independentemente da comunidade de código-fonte aberto escolhida, existe a necessidade de inovação contínua, inovação esta que possa ser aplicada à solução de problemas de entidades e empresas comerciais. O benefício para a comunidade é que os primeiros a adotar a tecnologia conseguirão promovê-la, difundi-la e melhorá-la, sem barreiras de entrada ou de saída. Para envolver-se, é preciso apenas tempo para dedicar à experiência. Os desenvolvedores do mundo todo talvez estejam interessados no desafio Aplicações de Aço do OpenSolaris do CommunityOne West em 1º de junho de 2009. Conecte-se. De pesquisas e estudos acadêmicos universitários até a vantagem competitiva de soluções comerciais de “cloud computing”, que utilizam tecnologia de código-fonte aberto, os benefícios são atraentes demais para serem ignorados.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s