CPU ou GPU? uma ou a outra ou ambas?

O número de transistores da CPU e da GPU
está aumentando quase tão rápido quanto os ativos tóxicos resultantes
da crise do crédito hipotecário subprime. Como em qualquer bom debate,
geralmente existem dois lados antagônicos diante de determinado
tema. Os partidos políticos, como os Democratas e os Republicanos
debatem argumentos contra e a favor. Essa analogia certamente se aplica
à tecnologia de semicondutores. A CPU já deixou de ser o centro do
computador. Com o avanço dos aplicativos visuais nos setores comercial
e de entretenimento, o processamento gráfico reivindicou o posto de
centro do computador. Hoje, 50 anos depois do primeiro transistor de silício,
os avanços nos semicondutores ultrapassaram as expectativas do setor de
25 anos atrás. É realmente impressionante que o número de transistores
de processadores gráficos
e de computadores tenha saído da casa das centenas de milhões e
ultrapassado o teto de um bilhão de transistores! Isso é uma grande
massa de circuitos que precisam ser projetados, verificados, posicionados, roteados e sincronizados para signoff de chip.

Como o setor atingiu o teto de velocidade de clock, múltiplas instâncias de núcleos apareceram. No
entanto, ter uma CPU de núcleo quádruplo não significa que a sua suíteWrath_of_the_Lich_King
de produtividade para escritório será executada com mais rapidez no seu
desktop, uma vez que esse aplicativo é monossegmentado. Os aplicativos que são multissegmentados poderão tirar proveito de múltiplos núcleos. Um bom exemplo é o software hypervisor de visualização
que será executado em múltiplos núcleos vazios. Ao se gerenciar várias
instâncias de máquina virtual, muitos segmentos de CPU são bastante
úteis.


É óbvio que os aplicativos de processamento de texto também não
precisam de um processamento gráfico extremo. Então, o que realmente
requer placas gráficas de ponta? A capacidade gráfica do
microprocessador é bastante impressionante atualmente. Duas áreas me
vêm à mente: videogames de ponta e software de visualização para
manipulação e modelagem de computador
de ponta. Essas duas áreas têm um mercado viável, conforme evidenciado
pelas vendas dos consoles de jogos populares disponíveis, como PlayStation3 e os novos consoles em desenvolvimento. No setor comercial, as simulações em 3D de colisões têm uma boa relação custo-benefício na fabricação de automóveis durante o projeto de automóveis mais seguros.

Os automóveis Ferrari e Fiat Cinquecento
podem, ambos, atingir 80 kph (50 mph). No entanto, nem todo mundo
precisa ou tem recursos monetários para comprar uma Ferrari. O mesmo se
aplica a CPUs e/ou GPUs, dependendo do que você esteja tentando fazer.

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